Labirinto de Sonhos

Acalmar a mente? Aquietar? É possível?

Por muito tempo eu li sobre os benefícios da meditação e por N motivos tinha certo receio de começar. Tentei vários aplicativos, maioria deles em inglês. Alguns que não me adaptei muito bem. Comecei usando sons relaxantes em momentos que sentia que estava muito agitada ou simplesmente precisando relaxar um pouco.

Ouvir sons relaxantes começou a me ajudar bastante, encontrei alguns que diziam ajudar com ansiedade e insônia (que era o problema que estava enfrentando na época). De certa forma ajudou. Percebi que minha mente é sapequinha haha e o que funcionava na hora de dormir numa noite, na noite seguinte já não colava mais. O que me deixava zangada comigo mesma e muito frustrada. Testei por pouquíssimo tempo o asmr porém caí na mesma, funcionava ontem e hoje não mais. Ainda continuei procurando, olhando sempre na Play Store por apps que ajudassem com isso e nada parecia surtir efeito.

Até que eu encontrei um app na Play Store chamado Lojong. Ouso até dizer que ele mudou muita coisa em minha vida. Dentro do app me deparei com diversos vídeos rapidinhos e que prendem a atenção falando sobre meditação, benefícios e aquilo me cativou. Eu desejava muito conseguir controlar minha mente. Algo que me marcou muito foi o fato de falarem muito sobre TREINAMENTO DA MENTE. É como “matricular” sua mente em uma academia, treinar aquietá-la, treinar lidar melhor com as emoções, conseguir encontrar um equilíbrio em momentos que a mente fica tão agitada que parece que vai estourar.

Aquela ideia me interessou.

Por que não treinar minha mente? Por que não treinar meu eu a gerenciar minha história? Por que não aprender a ser eu mesma, a me aceitar e parar de me julgar tanto?

Eu desejava buscar equilibrar meus pensamentos, que estavam ficando cada vez piores, mais sombrios e pesados.

Resolvi ceder e tentar. O Lojong tem um caminho com várias etapas de meditação desde atenção plena, relaxamento até bondade amorosa e gratidão. As meditações são guiadas, o pessoal que faz as vozes falam tão tranquilamente que é gostosinho de ouvir. Parar um pouco e simplesmente prestar atenção na respiração me surpreendeu tanto na dificuldade (porque mds, como a mente sai voando e quando tu percebe já está pensando "na morte da bezerra"), e me surpreendeu nas consequências que tive depois de passar 10, 15 minutos do meu dia me ajudou.

O que acontece é que minhas noites são extremamente agitadas. Eu acordo diversas vezes, tenho um sono bem leve. O que mais me incomoda é que eu sempre tenho sonhos sem sentido algum, e é pelo menos 3 sonhos por noite. Maioria das vezes eu acordo ofegante e assustada e volto a dormir. Sonho com umas coisas sinistras mesmo e odeio. Ainda mais quando eu sonho com a realidade, e tenho dificuldade pra perceber se estou sonhando ou acordada… ás vezes eu sonho com o dia todo, e em detalhes, que levantei, tomei café, fui pro trabalho, encontrei tal pessoa na rua, fiz tal coisa… e aí acordo. Sem contar quando eu sei que to no meio de um sonho e não consigo acordar. É horrível, chega a me dar medo de ir dormir e sonhar esse tipo de coisa.

Eu já li em algum lugar algo que compara nossa mente como um macaco doido, pulando de galho em galho. Esse conceito super se encaixa pois minha mente parece exatamente isso, pulando de pensamento em pensamento, sem nenhum controle.

Aí eu comecei a meditar, antes de dormir. Já na cama, e eu não parei de sonhar, mas senti o “macaco” mais calminho e criando mais sonhos bestinhas, do tipo de “ah, sai pra tomar um sorvete e encontrei um cachorro falante”. Alguns deles são até engraçados. Isso é um alívio gigante pra mim. Quando eu deixo de tirar um tempinho pra meditar, nem que seja por 5 minutos, o “macaco” entra num modo insano. Eu imagino como se fosse mais ou menos assim:Imagem relacionada

Sério, a impressão que tenho é de que minha mente fica bagunçando tudo, jogando as coisas na telinha da minha cabeça, de olhos vermelhos, fumegando de raiva, todo vermelhão e gritando loucamente. (é o que eu imagino)

Meditar é como se eu desse um brinquedo pro macaco e ele ficasse entretido e me deixa dormir mais tranquilamente.

Algo que é bem frisado é pra quando sua mente vagueia, a conduzir com carinho a prestar atenção na respiração novamente. Confesso que antes fazia totalmente o contrário, era algo mais ou menos assim: “sua mente estúpida, por que você não se cala e me deixa tentar te acalmar… desse jeito tá difícil.” Amigos, era como tentar tirar doce de criança na força. A coisa ficava pior. Bem pior.

Tem alguns meses que estou fazendo isso, percebi algumas melhoras, mas é sempre uma aprendizagem, nunca paramos de aprender não é? Ainda tenho dificuldade em aquietar o macaquinho, quase todas as vezes eu durmo no meio da meditação (me relaxa bastante, não me julguem), sempre dou umas viajadas e tenho preguiça de fazer toda noite.

Quis dividir essa experiência com vocês, indicar esse app que tem me ajudado muito e agradecer por tudo. Se hoje estou me levantando novamente, é porque estou aprendendo mais sobre mim mesma, e cuidando de mim. É importante, olhar um pouco para si mesmo, compreender os próprios medos e se conscientizar de suas ações, não deixar o macaco pegar o volante e controlar tudo.

Tenho buscado estar mais presente e visitar a “academia mental” mais vezes.

Vou deixar aqui a indicação de alguns livros que li e estou lendo:

10% mais feliz

Atenção plena: Mindfulness

Pequenas atitudes, grandes mudanças

*Links direto da Amazon caso tenha interesse em adquirir algum

Obrigada a quem ficou até aqui, e nos vemos no próximo post!

Projeto #inmyhands
A conexão mais importante
Caminhando a passos lentos
4 comentários
  • Bia, tenho uma imensa dificuldade em me desligar. Queria usar a meditação para me livrar de uns medos sabe? Além de que deve fazer muito bem pra saúde!

    • Bia

      É muito difícil mesmo, Grazy. Meditação é menos sobre se desligar e mais sobre observar, deixar os pensamentos passar sobre a "tela" da mente como um filme, porque os pensamentos vem e vão. Meditar traz muitos benefícios pra mente e também para o corpo. Pretendo abordar um pouco mais sobre o assunto aqui no blog, acho que pode ser bem legal.
      Beijo no <3

  • Ai ai ai ai …meditação, algo que quero fazer e não consigo.
    Menina, sabe que eu simplesmente não relaxo e digo os musculos do corpo, médicos, terapeutas e até instrutor ficam pasmos de como eu fico assim, dura, com os musculos rigidos sabe?
    Dai perceba uma, apenas uma das dificuldades de meditar porque eu não sei como relaxar hahahaaa
    Além disso, minha cabeça, eu não consigo focar em nada, pensa como é tentar ler…
    Parar de pensar ou focar em algo nossa senhora, não ta rolando, minha mente está um caos só mas espero ainda conseguir e olha só, tu conseguiu hahaaa ainda tenho esperanças ein…
    Aaaaa indiquei você lá no meu blog, depois da uma olhada?
    Bjs

    • Bia

      É dificil pra caramba mas acho que vale a tentativa, Fer
      Eu também tenho dificuldade em relaxar o corpo, fazer a mente ficar um pouco mais calma e tem dia que isso é praticamente impossível
      Espero que um dia você consiga!
      Um beijo Fer <3